Tratamento caseiro para suor nas axilas

Tratamento caseiro para suor nas axilas

Você já ouviu falar de algum tratamento caseiro para suor nas axilas? Muita gente acaba se voltando para essas opções, quando não encontram soluções eficazes para o problema.

A liberação do suor pela transpiração é um processo natural do organismo para estabilizar a temperatura do corpo, além de ser um sinal importante para identificarmos o aumento de temperatura, como a febre associada à infecções.

Mas quando a transpiração é excessiva, a condição pode gerar desconfortos e até comprometer a qualidade de vida, impedindo a pessoa de atividades rotineiras por conta do constrangimento.

Chamamos de sudorese ou hiperidrose a produção excessiva de suor. Embora seja muito comum, as marcas de suor nas roupas, a umidade constante e o mau odor são grandes incômodos.

Mas isso não significa que você deva procurar por tratamento caseiro para suor nas axilas que podem até colocar em risco a sua saúde, um desodorante específico, por exemplo, é capaz de ajudar.

Entenda como sair dessa situação e recuperar a sua auto estima!

Causas do suor nas axilas

Se o suor excessivo nas axilas (hiperidrose axilar) costuma gerar muitos desconfortos na sua vida, como marcas constantes na roupa, embaixo do braço e fortes odores, é possível que você sofra de hiperidrose e/ou bromidrose. 

Na maioria das vezes, essas condições são causadas por um desequilíbrio do sistema nervoso, que provoca o excesso de suor combinado ao mau cheiro, causado pela proliferação de bactérias e fungos no local.

As causas do desequilíbrio podem ser diversas, desde obesidade, menopausa, uso de antidepressivos, alterações endócrinas, consumo excessivo de alimentos muito condimentados, abuso de álcool e até ansiedade. 

Um dermatologista pode investigar melhor as causas e indicar o melhor tratamento.

Tratamento caseiro para suor nas axilas?

Vai ter sempre alguém que vai te passar uma receita caseira milagrosa ou remédio natural capaz de tratar o suor nas axilas.

No entanto, embora existam muitas ervas naturais com excelentes propriedades curativas, neste caso anti-sudorífica, que impede e regula a produção excessiva de suor, não recomendamos o uso por conta do risco à saúde e toxicidade.

Afinal, é difícil saber a dosagem e quantidade certa dos ingredientes em receitas caseiras. Somente um médico especialista poderia indicar com segurança algo para o devido tratamento da condição.

Há quem acredite que a infusão de sálvia pode reduzir até 50% dos sintomas de hiperidrose, visto que a planta possui propriedades anti-sudoríficas eficazes nos casos de estresse, ansiedade e durante a menopausa.

No entanto, não há comprovação científica sobre a substância, sendo que algumas espécies possuem alto grau de toxicidade.

Perigo do tratamento caseiro para suor nas axilas

Apesar da transpiração excessiva ser um enorme incômodo, é importante ressaltar os perigos que envolve o tratamento caseiro para suor nas axilas.

O consumo ou aplicação de formulações sem respaldo ou indicação médica podem levar a riscos à saúde ou complicações médicas, como manchas na pele, envenenamento, irritações cutâneas, obstruções, etc.

NUNCA passe sobre a pele ou faça a ingestão de substâncias ou preparo sem antes consultar um médico.

O que se pode fazer é tentar minimizar a produção de suor tomando as seguintes medidas e cuidados abaixo:

  • Opte pelo uso de roupas feitas de algodão ou linho, ou com tecnologia anti suor que deixam a pele respirar e absorvem menos o calor;
  • Evite tomar banhos muito quentes;
  • Faça sempre uma boa higienização nas axilas com sabonete antisséptico, esfoliando e desobstruindo os poros, retirando totalmente o produto após lavar e secando bem a pele;
  • Depile as axilas ou mantenha os pelos bem curtos, para evitar reter bactérias;
  • Evite alimentos como estimulantes (cafeína e o álcool), que liberam substâncias químicas que aumentam o ritmo cardíaco, a temperatura corporal e a pressão sanguínea, aumentando a transpiração;
  • Não consuma alimentos quentes ou condimentados em excesso para não inflamar as glândulas sudoríparas;
  • Controle o estresse e a ansiedade.

Melhor tratamento para suor nas axilas

Existem vários tratamentos que podem ajudar no controle da quantidade de suor, dependendo da intensidade dos sintomas de cada um. 

O uso de desodorantes comuns não é capaz de diminuir a hiperidrose, mas um produto antitranspirante específico pode ajudar a minimizar o problema.

É o caso do Odaban, que além de ser um produto seguro aprovado pela Anvisa, é um dos mais vendidos em todo mundo e o mais indicado por dermatologistas.

Outra opção é aplicar toxina botulínica diretamente na região, capaz de diminuir ou interromper a produção de suor pelas glândulas sudoríparas, mas não resolve o problema, pois é temporário. 

Casos mais graves recomenda-se a cirurgia para interromper o suor excessivo, mas além de ser um procedimento invasivo pode provocar o que chamamos de hiperidrose compensatória, fazendo com que o suor excessivo se apresente em outras regiões do corpo.

Os remédios para hiperidrose podem ser uma opção de tratamento para os casos muito graves. Eles secam as glândulas sudoríparas e ajudam a tratar a transpiração excessiva, mas todas essas opções devem sempre ser a última opção, por conta dos fortes efeitos colaterais dos medicamentos.

A melhor opção ainda costuma ser o antitranspirante, como o Odaban. Experimente!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Posts Recentes