Hiperidrose infantil: saiba tudo sobre o problema que afeta 5% das crianças no Brasil

Hoje em dia, o Brasil conta com cerca de 35,5 milhões de crianças, o que equivale a 17,1% da população estimada de cerca de 207 milhões. Os dados pertencem a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2018. Mas, será que você está ciente de um problema de saúde que pode afetar até 5% dos pequenos? Já ouviu falar da hiperidrose infantil?

De acordo com Estatuto da Criança e do Adolescente, todo o indivíduo com até 12 anos de idade é considerado legalmente uma criança. Na atualidade, os meninos são maioria por uma pequena vantagem (50,9%) contra 49,1% das meninas. Uma estatística diferente do que se sucede na população nacional em geral, já que o público feminino corresponde a 51,7%.

Outro dado interessante da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios é que a grande maioria (83,5%) das crianças reside nas cidades, enquanto apenas 16,5% vive na área rural. E com relação a hiperidrose infantil?

Como citado anteriormente, 5% desses 35,5 milhões de crianças brasileiras podem ter de lidar com as conseqüências desse problema. Por isso a informação é de vital informação para que pais e responsáveis busquem por ajuda especializada para minimizar os efeitos da hiperidrose infantil o quanto antes. Vamos lá?

O que é a hiperidrose infantil?

O fato é que determinadas crianças possam se sentir com muito calor até mesmo em momentos que não faz tanto calor nas suas respectivas regiões. A partir daí, os baixinhos podem apresentar pele muito oleosa, suar demais e reclamar da sensação de calor e/ou abafamento. Parece algo muito curioso, não é?

Esses sinais são que a criança pode estar desenvolvendo os sintomas da hiperidrose infantil, um problema que chama a atenção pela quantidade exagerada de suor no corpo. Conforme os especialistas da área de saúde, há diversos fatores para o aparecimento da enfermidade na criança. Tais como: o estresse do dia a dia, a genética e até certas alergias.

Vale salientar que o suor é um elemento formado pela água e mínimas quantias de sais minerais, sendo gerado pelas glândulas sudoríparas. Essas glândulas ficam situadas na parte interna da pele e tem o intuito de auxiliar na manutenção da temperatura corporal.

No cotidiano, a temperatura do corpo de uma pessoa oscila naturalmente entre 35,4°C até 37°C. Portanto, o suor é uma reação do organismo humano para que esse patamar sadio não seja ultrapassado em momentos de intensa atividade física ou muito calor. Fora dessas situações habituais, o suor em grande quantidade pode representar um problema de saúde.

Afinal, quando essas glândulas provocam uma quantidade de suor acima ao que realmente se necessita, a criança manifesta uma elevação da temperatura. Além disso, ela também tende a transpirar muito pelo rosto, cabeça, axila, pés e mãos. Devido a produção em demasia, a pessoa também pode sentir alguns odores fora do comum.

Desdobramentos da hiperidrose infantil

De acordo com os especialistas, quando uma criança está se sentindo muito nervosa ou ansiosa, as glândulas sudoríparas podem dar início a esse processo produtivo exagerado. A partir daí, o pequeno vai apresentar o quadro de muito suor, especialmente, nas áreas do corpo citadas anteriormente.

Essas condições podem surgir desde a primeira infância, ou seja, entre os dois ou três anos e se agravar com o passar dos anos.

Com relação às crianças que sofrem com algumas alergias, a transpiração exagerada pode ser provocada devido ao contato de peças de roupas que não foram higienizadas apropriadamente diretamente com a pele. .

Além disso, os pequenos que tem familiares muito próximos que sofrem com o quadro suor exagerado contam com maior probabilidade de apresentar a hiperidrose infantil. Por isso, os pais e responsáveis devem ficar atentos a essa tendência familiar.

Tratamento para a hiperidrose infantil

A boa notícia é que a hiperidrose infantil não é considerada como uma doença de caráter grave. No entanto, essa enfermidade pode desencadear complicações para a confiança do pequeno paciente e até dificultar o começo de sua vida social.

Isso se sucede porque, além da grande quantidade de suor em áreas em evidência do corpo (rosto, braços e pernas), as roupas também podem adquirir a tonalidade amarelada com facilidade.

Sendo assim, a primeira medida é procurar por acompanhamento médico para que o caso seja monitorado e tratado da forma adequada. O especialista de saúde pode recomendar sabonetes adstringentes, que auxiliam a impedir infecções bacterianas. O segundo passo é a procura de um bom antitranspirante, como é o caso do líder de mercado chamado Odaban!

No caso do odor debaixo dos braços, o problema recebe o nome de bromidrose. Ou seja, o suor com cheiro muito forte. O parecer médico também é de grande ajuda para minimizar os efeitos desse problema.

O que não fazer com a hiperidrose infantil?

Segundo os especialistas, é muito comum que os pais e responsáveis achem que a esfoliação pode ser uma forma de reduzir os efeitos da hiperidrose infantil. No entanto, essa ação pode provocar ainda mais complicações para a criança, uma vez que irrita e fere bastante a pele.

Além disso, a criança não deve utilizar perfumes ou desodorantes feitos para adultos. Em caso de dúvida na compra de produtos de higiene individual, o ideal é conversar com o médico.

O tratamento para sudorese infantil

O tratamento mais indicado para este problema é inicialmente um antitranspirante. Caso o problema persista, indica-se procurar um dermatologista para tratamento com medicamentos para regulação hormonal e em casos extremos, é necessária uma cirurgia para desativação das glândulas sudoríparas.

Não deixe seus filhos, parentes ou amigos passarem por esse problema! Dê mais qualidade de vida para eles com a linha de antitranspirantes Odaban.

São produtos formulados no Reino Unido há mais de 40 anos para ajudar a melhorar a qualidade de vida de crianças que sofrem com a transpiração excessiva, sudorese ou hiperidrose focal.

Portanto, adquira logo o Odaban e dê um fim a este constrangimento!

Acesse www.odaban.com.br e compre o seu em nossa loja virtual ou através de um de nossos revendedores espalhados por todo o Brasil o antitranspirante mais vendido em todo o mundo!


Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Posts Recentes

Inscreva-se na Newsletter

Não vou comprar agora mas quero entender mais sobre Hiperidrose e Suor Excessivo.

WhatsApp chat

COVID-19: nós, e também as transportadoras (Correios e Jadlog), continuamos atendendo normalmente e despachando todos os pedidos.
Aproveite para fazer sua compra sem sair de casa!