Os homens costumam suar mais?

Todos seres humanos suam em determinados momentos e em por causa de algumas atividades. Por exemplo, as pessoas tendem a suar com mais intensidade nos dias de altas temperaturas do que em uma tarde de inverno gelada, não é? Mas, você já parou para pensar por que os homens costumam suar mais que as mulheres?

Isso quer dizer alguma coisa, de fato? Na verdade, a ciência já comprovou a veracidade dessa questão. Ou seja, essa diferença entre o público masculino e o feminino não é baseado somente em achismo. Já que os pesquisadores da Universidade Osaka, situada no Japão, provaram de maneira significativa que as mulheres suam menos que os homens.

No entanto, essa situação não deve ser considerada como algo negativo. Conforme os especialistas da instituição de ensino superior oriental, suar mais também traz alguns benefícios, ainda que seja compreensível que as mulheres preferem não ter reações tão acentuadas com relação ao suor.

Mas, você sabe por que as pessoas suam nos mais diferentes cenários? Simplesmente, o suar é um sistema de controle da temperatura do corpo humano no decorrer de uma atividade física ou em um ambiente de altíssima temperatura.

De modo geral, os indivíduos que estão em uma boa condição física até começam a suar em uma temperatura mais baixa, ou seja, antes. Os homens comumente passam a suar antes independentemente da circunstância.

Levando em consideração que o suor é um modo que evita o corpo humano de superaquecer, essa pode ser vista como uma vantagem do organismo. Sendo assim, há algumas teses que apontam que os homens podem ter um desempenho no exercício físico superior em função dessa característica.

Homens costumam suar mais? Ciência prova que sim!

Os pesquisadores da faculdade de Osaka contaram com 37 participantes neste estudo, combinando entre homens e mulheres. Essas pessoas foram convidadas para pedalar em uma bicicleta ergométrica por cerca de 60 minutos.

A lista de integrantes da experiência envolveu alguns que tinham o hábito de se exercitar de maneira frequente nos últimos seis anos ou mais, enquanto outros convidados eram considerados sedentários. Como assim? Bom, uma pessoa sedentária é alguém que não efetua nenhum tipo de exercício físico no seu dia a dia, algo perigoso para a saúde física e mental.

A partir daí, os cientistas começaram a promover algumas avaliações. Inicialmente, eles mediram, no decorrer da hora de atividade de física de cada voluntário, a sua respectiva temperatura corporal e a quantidade de suor oriunda das principais glândulas necessárias para o processo. No caso, as glândulas da testa e das coxas também foram levadas em consideração.

Vale salientar que as mulheres ativas fisicamente contaram com quase o mesmo índice de humor que os homens considerados inativos, com uma pequena superioridade. O restante da análise foi bastante plausível, já que os homens que se encontravam bens condicionados começaram a suar consideravelmente.

Enquanto o cenário contrário se vislumbrou nas mulheres que não tinham o costume de fazer algum esporte de maneira constante. Então, o que os cientistas da faculdade japonesa chegaram a relatar após concluir todos os estudos?

Conclusão da pesquisa

 Em resumo, a resposta é que os homens costumam suar mais que as mulheres, já que a testosterona é o fator que gera maior atividade das glândulas sudoríparas. 

Lembrando que uma glândula sudorípara é responsável pela eliminação do suor e, por consequência, de regular a temperatura do corpo humano. Por isso, esse tipo de glândula possui uma pequena dimensão e é achada em praticamente toda a superfície do corpo humano.

Mas, suar em excesso é prejudicial?

Agora que você já sabe que os homens costumam suar mais, é preciso se questionar se esse é um ponto negativo. O fato é que o excesso normalmente causa algum incômodo, não é? No caso, suar exageradamente é prejudicial em diversos aspectos, como no convívio social, no lado pessoal, na rotina de trabalho e até mesmo no bem estar do indivíduo.

Isso porque o suor excessivo pode provocar assaduras pelo corpo todo, pele irritada, coceira e foliculite, entre outros problemas. Além disso, a pessoa também pode encarar sequelas emocionais devido ao suor excessivo em momentos relevantes do seu dia a dia, como baixa autoestima, isolamento social, ansiedade e depressão.

De qualquer forma, é de vital importância que você compreenda que suar é algo indispensável para o corpo humano, bem como um sinal de que a sua saúde vai bem. A prática de atividades físicas ou alguma modalidade esportiva também é extremamente benéfica para o seu corpo e a sua mente.

Entretanto, o suor exagerado e fora de controle merece uma atenção especial.

Portanto, é preciso estar atento aos sinais que o corpo lhe repassa e buscar por um atendimento especializado. Atrelado ao seu acompanhamento especializado, também é possível utilizar o Odaban, um produto conta com um fórmula adequada para ajudar a minimizar esse problema! 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Posts Recentes

WhatsApp chat