cheiro de preto

Suor em pele negra: saiba os motivos e como cuidar

A transpiração é comum a todas as pessoas. Entretanto, o suor em pele negra costuma ser mais acentuado que em outras peles. Essa função natural do nosso corpo tem como propósito regular a temperatura corporal e assim manter o corpo saudável.

Isso porque, uma série de fatores genéticos fazem com que as pessoas negras suem mais que outros grupos. E assim, tenham que ter mais atenção aos cuidados relacionados a transpiração.

E é por isso que, neste texto nós vamos explicar o que de fato é suor, qual a sua função e como evitar que o suor em pele negra seja excessivo ao ponto de incomodar.

Muitos negros relatam que sofrem preconceito devido a esta situação. Estes preconceituosos costumar chamar esta situação de “cheiro de preto“.

Confira neste artigo as causas e aprenda a tratar para resolver 100% este incômodo!

O que é suor?

O suor é uma função natural do ser humano. Alguns meses após o nascimento, uma pessoa saudável começa a transpirar para resfriar o corpo e, dessa forma, regular a temperatura corporal.

Quando é necessário realizar a regulação corporal, o cérebro envia sinais para que as glândulas do corpo comecem a liberar o suor. Assim ocorre o processo de sudorese.

Essas glândulas de que falamos anteriormente são as glândulas sudoríparas. Espalhadas por todo corpo, existem aproximadamente 3 milhões de glândulas.

Causas

Além de regular a temperatura corporal, o suor pode decorrer de alguns outros fatores relacionados ao local em que a pessoa está ou até mesmo ser relacionado a genética.

Como exemplo, se a pessoa estiver em um local muito úmido é possível que o suor evapore com mais dificuldade. O que faz com que o corpo tenha que trabalhar mais e, assim, produzir ainda mais suor.

Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), outros fatores que fazem com que o suor aumente são doenças como diabetes, leucemia e linfoma, doenças infeccionas e distúrbio de tireoide. Outras causas como menopausa, gravidez, estresse e ansiedade e o uso de determinados medicamentos (como remédios para pressão alta).

Por fim, a quantidade de suor produzida pode variar de acordo com o gênero da pessoa e também de acordo com o tecido das roupas.

Sendo assim, as pessoas do gênero masculino costumam suar mais e o uso de roupas pesadas dificulta a respiração da pele, sendo necessário portanto pensar em roupas de tecido leve, como o algodão e o linho.

O suor pode ser decorrente da quantidade de melanina da pele, ou seja, quanto mais melanina a pessoa tiver na pele maior pode ser a sua produção de suor. Vejamos mais sobre esse tema no tópico posterior.

Suor em pele negra

suor em pele negra

Como nós dissemos anteriormente, são vários os fatores que podem fazer com que uma pessoa transpire mais. E um deles é a quantidade de melanina na pele.

Isso porque, as pessoas de pele negra têm uma série de fatores genéticos que ocasionam mais suor. O primeiro que citaremos é que as pessoas de pele negra retêm mais raios solares, sendo assim, elas necessitam resfriar mais o corpo que outras pessoas.

Outra causa do suor em pele negra, é que as pessoas negras costumam ter mais glândulas sudoríparas que outros grupos. O que faz com que, a transpiração seja naturalmente maior.

Isso porque, cada pessoa possui entre dois e três milhões de glândulas sudoríparas que liberam constantemente suor, o que faz com que a transpiração seja mais elevada.  

Como cuidar

Embora o suor seja natural do corpo humano, quando emitido em excesso ou causa mau odor, ele pode gerar muito incomodo.  É pensando nisso que, para as pessoas que transpiram muito são necessários alguns cuidados.

Para isso, essas pessoas podem usar roupas de tecidos leves, como algodão e linho. Assim a pele respira mais e não tem que liberar mais suor que o necessário para resfriar o corpo.

Outra dica para diminuir o suor demasiado, é o uso de antitranspirantes pensados para pessoas que tem problemas com suor. Esses são geralmente elaborados para evitar que o suor não seja mais que o necessário.

Neste texto nós vimos quais são as causas do suor em pele negra. Vimos que esse grupo de pessoas tem uma pré-disposição a emitir suor e também como cuidar do suor em excesso.

Se você tem está incomodado com o suor e quer mais dicas para tratar desse problema, acesse outros textos do nosso site.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Posts Recentes

WhatsApp chat