Antitranspirante x Antiperspirante

Qual a diferença entre antitranspirante, desodorante e antiperspirante?

Chamamos de desodorante praticamente qualquer produto que possa ser utilizado nas axilas para controlar o suor. No entanto, é o antiperspirante que vai ser mais eficiente do que o desodorante no controle da transpiração.

A verdade é que ambos os produtos são feitos para a nossa higiene pessoal, prometendo tratar o suor, porém possuem efeitos diferentes.

Cerca de 99% do suor é composto por água, sais e proteínas, que não produzem odor. No entanto, a pele contém uma certa quantidade de bactérias que decompõem as proteínas presentes no suor, produzindo o mau cheiro (bromidrose).

O desodorante possui substâncias químicas em sua composição com a função de mascarar o mau cheiro, já o antiperspirante consegue inibir a produção de suor pelas glândulas.

Por isso, se você sofre com o suor excessivo, seja nas axilas ou em qualquer outra região do corpo, ou com o mau odor produzido pelo suor, é importante saber identificar o melhor produto para cada situação.

Entenda abaixo as semelhanças e diferenças entre os dois produtos e como utilizar cada um deles da forma correta. Confira!

Suor excessivo ou mau cheiro?

Você sabe qual é a relação do mau cheiro com o suor do corpo? O suor é composto de aproximadamente 99% de água, liberada pelo organismo através da transpiração, o restante é composto de sais minerais e proteínas.

Portanto, ele não tem odor. Quando o mau odor está presente, é devido a metabolização das proteínas pelas bactérias existentes na pele do local. A decomposição dessas proteínas é que produz esse cheiro desagradável, principalmente ácidos carboxílicos. 

O nome que damos a esse suor excessivo, com mau cheiro é bromidrose. Já o suor excessivo tem o nome de hiperidrose ou sudorese, podendo se manifestar no corpo todo ou apenas em algumas partes.

Existem produtos e tratamentos que podem controlar, tanto o mau cheiro do suor, quanto a sua quantidade produzida, como é o caso dos desodorantes e antiperspirantes.

Mas o que é antiperspirante?

Para entender a função do antiperspirante é preciso antes saber identificar as diferenças entre este produto e o desodorante.

Um desodorante desodoriza a pele, para mascarar a produção do mau cheiro, quando o suor entra em contato com esses microorganismos no local.

Normalmente, esses produtos contém perfumes específicos, para camuflar o mau cheiro e agentes antibacterianos para lidar com a proliferação de bactérias no local, como o álcool, carvão ativado, bicarbonato de sódio, etc.

Já um produto que leva o nome de desodorante antiperspirante tem o objetivo de bloquear a transpiração, agindo no ducto da glândula sudorípara, que produz o suor. 

A principal substância capaz deste efeito é o alumínio, que quando em contato com a pele, bloqueia temporariamente as glândulas sudoríparas, reduzindo a quantidade de suor produzida no local. 

Além disso, o antiperspirante consegue manter a região de aplicação completamente seca, o que ajuda a evitar a proliferação de bactérias no local.

Quanto maior a concentração de alumínio, normalmente maior é a eficácia do produto, porém as chances de desenvolver irritação na pele e inflamação da glândula são maiores.

Tanto os desodorantes quanto os antiperspirantes (também chamados de antitranspirantes) podem ser usados para o controle da transpiração, na forma de creme, aerosol, spray, roll on e stick.

O ideal é escolher um produtos que tenha as duas funções, ou intercalar o uso dos dois, pois ao eliminar a produção do suor, você também vai estar eliminando o mau odor.

Antitranspirante x Desodorante x Antiperspirante: semelhanças

Primeiro vamos abordar as semelhanças entre os tipos de produtos.

O antitranspirante, desodorante e o antiperspirante são todos produtos de higiene pessoal e que podem ser utilizados em qualquer região do corpo. Na maioria das vezes são utilizados nas axilas, porém a grande maioria dos produtos são formulados para serem utilizados conforme sua finalidade e não de acordo com a região do corpo.

E é aí que está a grande diferença entre eles, na finalidade.

Antitranspirante x Desodorante x Antiperspirante: diferenças

Os desodorantes possuem como finalidade principal desodorizar, ou seja, eliminar o odor aplicando um outro perfume mais forte. São indicados para casos de odor mais leves que não estão associados ao suor excessivo.

Já os antitranspirantes e os antiperspirantes são exatamente o mesmo produto!

Eles possuem como principal finalidade inibir a transpiração e manter a região de aplicação completamente seca.

Alguns antitranspirantes ou antiperspirantes podem ter também a função desodorante, porque possuem perfume.

É importante destacar que na maioria das vezes eliminando o suor, você eliminará também o odor. Pois, como já dissemos, o suor é o alimento das bactérias que emitem odor e elas acabarão morrendo.

Antiperspirante faz mal?

Há um tempo atrás saiu na mídia que os produtos desodorantes antiperspirantes que continham sais de alumínio, poderiam causar câncer de mama em mulheres, pois provocavam um acúmulo da substância no organismo. 

No entanto, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu uma nota divulgando um parecer técnico que dizia não haver até o momento nenhuma comprovação científica ou estudos suficientes que comprovassem essas alegações.

Além disso, há quem diga que o bloqueio das glândulas sudoríparas pode ser prejudicial à saúde, pois o organismo não conseguiria eliminar as toxinas pelo suor.

Esta afirmação também não é verdade, pois o antiperspirante não bloqueia de forma permanente as glândulas.

Além disso, o órgão responsável por filtrar as toxinas produzidas pelo organismo é o rim, e as toxinas são eliminadas pela urina e não pelo suor, que apenas contém água e sais em sua composição.

Antiperspirante para hiperidrose: Qual o melhor?

Se você sofre de hiperidrose ou suor excessivo ou mesmo de bromidrose (suor com mau cheiro), um desodorante comum não vai solucionar o seu problema. 

Você terá que investir em um produto antiperspirante de qualidade, como o Odaban, que além de ser um dos mais vendidos em todo mundo é o mais indicado por dermatologistas.

Além disso, ele é capaz de tratar os dois problemas, reduzindo também o mau cheiro produzido pelo suor.

Qual o melhor horário para aplicar o antiperspirante?

De nada vai adiantar usar o produtos se não souber utilizá-lo da forma correta, certo?

O antiperspirante tem melhor efeito de noite, com a pele limpa e seca, pois as glândulas sudoríparas estão menos ativas quando você está dormindo.

Dessa forma, o produto pode agir silenciosamente enquanto você dorme e ainda fica em contato com a pele durante toda a noite.

Para potencializar ainda mais o efeito do antiperspirante, evite consumir alimentos muito condimentados, álcool, cafeína e nicotina, que costumam aumentar a quantidade de suor no corpo, principalmente se você sofre de sudorese ou hiperidrose.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Posts Recentes