desodorante antiperspirante

Desodorante antiperspirante: como age e quais as melhores opções?

A maioria das pessoas chama de desodorante qualquer produto destinado para axilas. No entanto, um desodorante antiperspirante é o mais eficiente no controle da transpiração e também do odor.

Apesar de ambos os produtos, desodorante e antiperspirante, serem produzidos para a higiene pessoal, eles possuem funções e efeitos diferentes em se tratando de suor.

Para quem não sabe, cerca de 99% do nosso suor contém água, sais e proteínas, por isso não possui odor. 

No entanto, a pele abriga bactérias em certos locais, que quando entram em contato com o suor,  decompõem as proteínas e restos celulares, produzindo um mau cheiro, conhecido por bromidrose.

O desodorante possui perfume para mascarar o mau cheiro, já o desodorante antiperspirante consegue inibir a produção de suor pelas glândulas.

Portanto, um produto desodorante antiperspirante vai conseguir resolver os dois problemas, a sudorese ou suor excessivo, seja nas axilas ou em qualquer outra região do corpo, e o mau cheiro resultante da bromidrose.

Entenda melhor abaixo!

O que é desodorante e antiperspirante?

Para entender a função de cada um dos produtos você precisa saber identificar as diferenças entre cada um deles: desodorante e antiperspirante.

O desodorante, como o próprio nome já indica, desodoriza a pele, disfarçando o mau odor, que ocorre quando o suor entra em contato com microorganismos no local.

Normalmente, o desodorante contém perfumes específicos capazes de camuflar o mau cheiro e agentes antibacterianos que evitam a proliferação de bactérias no local, como o álcool, carvão ativado, bicarbonato de sódio, etc.

Já um desodorante antiperspirante tem como principal objetivo, bloquear a transpiração, agindo diretamente no ducto da glândula sudorípara que produz o suor. 

A substância capaz de provocar esse efeito é o cloreto de alumínio, que quando entra em contato com a pele, bloqueia temporariamente a produção de suor pelas glândulas sudoríparas, diminuindo a quantidade de suor produzido no local. 

Além disso, o antiperspirante também é capaz de manter a região completamente seca, ajudando a evitar que bactérias se proliferam no local, já que adoram ambientes úmidos.

Assim, quanto maior a concentração de alumínio no produto, maior será a eficácia do produto.

Tanto os desodorantes quanto os antiperspirantes (também chamados de antitranspirantes) podem ser usados para controlar a transpiração, mas o ideal é escolher um produto que tenha as duas funções, como o desodorante antiperspirante, para não só eliminar o suor, como também o mau odor.

Desodorante antitranspirante Natura

A Natura possui uma linha de desodorantes antiperspirantes chamada Tododia, além de outras linhas, que possuem diversas opções de formatos e composições, todos com a dupla função de controlar a transpiração, diminuindo a produção de suor e reduzindo o mau cheiro.

Existem opções roll-on invisível e creme, com e sem perfume, que prometem hidratação, clareamento da pele, uniformização, evitam o escurecimento, ação calmante, redução de irritação e proteção 48 horas.

Mas são todos produtos de perfumaria e higiene pessoal em geral, não específicos para tratar problemas de sudorese excessiva ou bromidrose, apenas casos bem leves de transpiração comuns a qualquer pessoa.

Se você sofre de sudorese excessiva e bromidrose o ideal é investir em produtos desodorante antiperspirante específicos para as condições, pois a formulação desses produtos são mais eficientes e de resultado rápido e duradouro. Confira abaixo!

Qual o melhor desodorante antiperspirante?

Se você sofre de hiperidrose ou sudorese excessiva, além de bromidrose (suor com mau cheiro), um desodorante comum não vai solucionar o seu problema, mesmo que tenha a função antiperspirante. 

Você terá que investir em um produto desodorante antiperspirante de qualidade, como o Odaban, que além de ser um dos mais vendidos em todo mundo é o mais indicado por dermatologistas e aprovado pela Anvisa.

Isso porque ele é capaz de tratar os dois problemas, reduzindo também o mau cheiro produzido pelo suor.

Mas de nada vai adiantar investir no produto se não souber utilizá-lo da forma correta, certo?

O desodorante antiperspirante tem melhor efeito de noite, com a pele limpa e seca, pois as glândulas sudoríparas estão menos ativas enquanto você dorme.

Dessa forma, o produto vai agir silenciosamente durante o sono e ainda ficar mais tempo em contato com a pele.

Para potencializar ainda mais o efeito do desodorante antiperspirante, evite consumir alimentos muito condimentados, álcool em excesso, cafeína e fumar, pois tudo isso aumenta a quantidade de suor produzida pelo, principalmente se você já sofre de sudorese ou hiperidrose.

Compartilhe:

Posts Recentes

Você tem alguma dúvida sobre suor excessivo?

Nossa equipe de especialistas pode te ajudar no WhatsApp!