odor na virilha

6 dicas para acabar com o odor na virilha

Você tem notado um odor na virilha mais forte que o normal? A região íntima da mulher, até mesmo a virilha, possui odores característicos, que devem ser encarados como algo natural. 

No entanto, quando o odor na virilha começa a ficar forte demais, pode ser um sinal de problemas de saúde causados por infecção de vírus ou bactérias, ou pode estar apenas relacionado ao suor excessivo e higiene inadequada.

Neste caso, fique atenta e investigue as causas com o seu ginecologista. Descartados os problemas mais sérios, o mau cheiro pode estar sendo provocado pela bromidrose, uma condição de produção de suor com odor forte, muito comum nas axilas, pés, mamilos e também na região genital e couro cabeludo. 

Os tratamentos podem variar entre algumas mudanças de hábitos, uso de antibióticos e até cirurgias.

Entenda melhor as causas do odor na virilha tanto em mulheres quanto em homens!

O que é bromidrose?

Chamamos de bromidrose a condição que causa o mau cheiro do suor no corpo, geralmente presente nas axilas, planta dos pés e na virilha. 

Este mau cheiro ocorre devido à produção de suor pelas glândulas sudoríparas apócrinas, presentes nessas regiões. 

Esse suor contém água e sais minerais, além de outras substâncias como restos celulares que são decompostos por bactérias presentes na pele, causando o odor desagradável.

Quando o odor é intenso, pode até ser considerado patológico, principalmente se começar a incomodar demais e atrapalhar as atividades sociais, causando constrangimentos.

Quais as causas do odor na virilha?

Na grande maioria dos casos, o odor na virilha é proveniente da transpiração no local combinada ao cheiro natural da região íntima, ou tem relação direta com a falta de higiene.

Muitas vezes, o excesso de suor acumulado por mais tempo causa a formação de resíduos na região da virilha que, quando entra em contato com as bactérias presentes na região, provoca esse odor característico, muito semelhante ao suor nas axilas (hiperidrose axilar).

Outra causa bastante comum para odor na virilha é a bactéria Gardnerella vaginalis, que quando fica em contato com substâncias de pH básico libera amina, que possui um odor desagradável.

Dicas para acabar com odor na virilha

Se o odor na virilha for intenso e começar a ser um incômodo a ponto de causar constrangimentos, recomenda-se limpar periodicamente a região da virilha com lenços umedecidos próprios para a região íntima. 

No entanto, além de não ser prático, não vai resolver em definitivo o problema. 

Há também quem indique o uso de cápsulas de vitamina C formuladas para uso intravaginal, que acidificam o ambiente vaginal e ajudam a corrigir a flora local. 

Se for o caso de bromidrose na virilha, as opções de tratamento podem variar entre remover os pelos da região, evitar repetir roupas íntimas e usar antitranspirantes de longa duração, que diminuem a produção de suor. 

Alguns cuidados incluem:

  • Usar sabonetes anti-sépticos ou anti-bacterianos onde o cheiro é mais forte;
  • Usar desodorantes antitranspirantes e antiperspirantes, que contenham alumínio, para diminuir a produção de suor pelas glândulas e evitar o mau cheiro;
  • Após o banho, secar bem a pele; 
  • Optar por vestir roupas íntimas feitas de algodão para que a pele respire mais livremente;
  • Lavar as roupas com desinfetantes para eliminar os odores e matar bactérias residuais; 
  • Evitar o consumo excessivo de álcool e alguns alimentos, como o alho.

Pomada para odor na virilha?

Há casos especiais em que o dermatologista pode prescrever pomadas antibióticas, como Clindamicina ou Eritromicina, para diminuir a população de bactérias da região afetada, ou até mesmo indicar a cirurgia ou laser para diminuir as glândulas apócrinas.

Em geral, a bromidrose pode ser curada reduzindo a quantidade de bactérias na pele, as responsáveis pela fermentação de secreções que produzem esse mau odor na virilha.

Os antibióticos de uso tópico são indicados apenas quando as outras medidas de higiene não podem resolver o problema. Isso porque antibiótico em excesso pode fazer com que o organismo desenvolva uma certa resistência, o que não é bom para a saúde. 

Portanto, a melhor opção no mercado hoje é o uso de um antitranspirante, por exemplo, o Odaban.

A pomada para odor na virilha Odaban, é uma das mais vendidas e tem eficácia comprovada por dermatologistas.

O produto é capaz de tratar a bromidrose reduzindo o mau odor da virilha e controlar a produção de suor.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Posts Recentes