Você tem sofrido com um mau cheiro na virilha? É normal que a região íntima tanto da mulher quanto do homem tenha odores característicos, que devem ser encarados como algo natural do organismo.
Porém, há casos de mau cheiro na virilha fora do normal, em que o odor é intenso e acaba causando constrangimentos.
As causas podem ser várias, podendo até ser um sinal de problemas de saúde causados por infecção de vírus ou bactérias nos órgãos reprodutores ou sistema urinário, mas o mau cheiro pode só estar relacionado à transpiração excessiva ou higiene inadequada.
De qualquer forma, é sempre bom ficar atento e investigar as causas mais a fundo com algum especialista. No caso das mulheres, deve-se procurar uma ginecologista. Já os homens, um urologista. Ou, dependendo da exata região, até mesmo um dermatologista seria o mais indicado.
Caso os problemas de saúde mais graves sejam descartados, o mau cheiro pode estar vindo de uma bromidrose, condição de suor com odor forte, muito comum de aparecer nas axilas, pés, mamilos, mas também na virilha.
Os tratamentos podem variar nas opções, mas na maior parte dos casos, algumas mudanças de hábitos e desodorantes específicos podem ajudar, ou até mesmo o uso de antibióticos e cirurgias, em último caso.
Conheça os melhores tratamentos e resolva de uma vez o mau cheiro na virilha!
O que é bromidrose?
A bromidrose é uma condição que causa o mau cheiro no corpo, pois o suor por si só não possui odor. Em geral, o mau cheiro se apresenta nas axilas, planta dos pés e virilha.
Isso ocorre quando a produção de suor pelas glândulas sudoríparas apócrinas fica em contato com bactérias presentes na pele desses locais, que decompõem certas substâncias como restos celulares, causando esse odor desagradável.
Quando o odor é muito forte e começa a incomodar, atrapalhando as atividades do dia a dia e até causando constrangimentos, é preciso buscar tratamento.
Quais as causas do mau cheiro na virilha?
Normalmente, o mau cheiro na virilha vem da transpiração no local combinada ao cheiro forte na virilha natural da região íntima, com relação direta à falta de higiene.
O excesso de suor acumulado acaba provocando a formação de resíduos na região da virilha que, quando em contato com as bactérias presentes na região, provoca esse odor característico por conta da decomposição dessas substâncias.
Como tratar odor na virilha feminina?
No caso das mulheres, é bastante comum o mau cheiro na virilha ser causado pela bactéria Gardnerella vaginalis, que quando em contato com substâncias de pH básico libera amina, que gera um odor desagradável na virilha feminina.
A vulva possui vários fungos e bactérias que quando entram em desequilíbrio, também podem causar alguns transtornos na região.
É muito comum confundirem o odor na virilha feminina com esses problemas íntimos de secreção vaginal causados pelas bactérias. Neste caso, deve-se procurar um ginecologista para identificar a causa exata deste mau cheiro.
Mas o cheiro desagradável pode estar vindo mesmo da virilha e não da vagina. Vamos explicar mais sobre esta situação abaixo.
Como tratar odor na virilha masculina?
Já no caso dos homens, eles acreditam estar com incontinência urinária e acreditam que aquela marca molhada na roupa trata-se de xixi, o que geraria mau cheiro na região da virilha masculina.
Porém, por ser uma região abafada pela roupas íntimas, é possível que a umidade seja o grande causador do mau cheiro na região.
Existem homens que apresentam odor na virilha até mesmo em temperaturas mais baixas, o que é normal já que se trata de uma região constantemente “abafada”.
O que acontece é que este odor na virilha masculina é causado pelas bactérias que se alimentam do suor. Entenda mais sobre esta situação abaixo.
Como evitar mau cheiro na virilha
Se o mau cheiro na virilha for intenso e se tornar um incômodo a ponto de causar constrangimentos, aumente os cuidados com a higiene e passe a usar lenços umedecidos próprios para a região íntima.
No entanto, isso não vai resolver o problema de forma definitiva. É apenas uma forma de evitar o mau cheiro na virilha temporariamente.
As opções de tratamento podem variar entre remover os pelos da região, evitar usar roupas íntimas por tempo prolongado ou passar a usar antitranspirantes de longa duração, que controlem a produção de suor. Clique aqui e conheça uma opção com excelente custo-benefício!
Outros cuidados incluem:
- Use sabonetes anti-sépticos ou anti-bacterianos;
- Lave a região com mais frequência e mantenha sempre seca;
- Use desodorantes antitranspirantes e antiperspirantes, que contenham alumínio, para diminuir a produção de suor pelas glândulas e evitar o mau cheiro; por exemplo, o Odaban.
- Escolha roupas feitas de algodão para facilitar a respiração da pele no local;
- Lave as roupas com desinfetantes para eliminar os odores e matar bactérias;
- Evite utilizar sabonetes e cremes vulvovaginais que não respeitem o pH vaginal;
- Não utilize sabonetes perfumados ou com substâncias irritativas;
- Lave a região de mucosas interna da vulva apenas com água;
- Evite duchas vaginais;
- Evite o uso de cuecas ou calcinhas e calças de tecidos sintéticos;
- Diminua o uso de cosméticos na zona íntima;
- Evite consumir álcool em excesso e alguns alimentos condimentados.
Remédio caseiro para mau cheiro na virilha
Não existe um remédio caseiro que possa resolver o problema. Muito pelo contrário, receitas caseiras podem até agravar a situação ou causar algum dano na pele.
O ideal é procurar um ginecologista, no caso das mulheres, ou urologista, no caso dos homens, para investigar o caso de uma infecção que possa estar provocando o mau cheiro na virilha.
No entanto, se a causa não estiver relacionada a nenhuma doença mais grave, alguns cuidados extras com a higiene local ou um bom antitranspirante, como o Odaban, é suficiente para controlar o mau cheiro.
Remédio para tirar mau cheiro na virilha
O tratamento mais indicado por dermatologistas, ginecologistas e urologistas para solucionar o mau cheiro na virilha é um bom antitranspirante!
É o caso do Odaban Spray, o único antitranspirante indicado para regiões íntimas, como é o caso da virilha. Possui segurança e eficácia comprovados pela Anvisa.
Ao controlar o suor, ele elimina também os odores na virilha e partes íntimas.
O Odaban é o antitranspirante mais indicado para esta região, pois sua embalagem em spray, facilita a aplicação nesta região, além de ser o único que possui em sua fórmula componentes de proteção que permitem a aplicação em áreas sensíveis como é o caso das áreas íntimas.